Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 

Ensino Médio

"À educação cabe fornecer de algum modo os mapas de um mundo complexo e constantemente agitado e, ao mesmo tempo, a bússola que permita navegar através dele."
Jacques Delors - UNESCO

O avanço tecnológico e a globalização das relações econômicas e culturais ocorridos no último quarto do século XX e nos primeiros anos do século XXI vêm ocasionando um certo desconforto e convívio com incertezas, bem como mudanças consideráveis no comportamento das pessoas e das instituições da sociedade contemporânea, mudanças estas que não devem ser ignoradas pelas escolas.

A educação tem a grande responsabilidade de ajudar os estudantes a compreender este novo cenário global, do qual fazem parte, a partir de uma análise crítica e reflexiva.

As escolas, em todo o planeta, acolhem, hoje, as crianças e jovens que tomarão as decisões de amanhã, e o desenvolvimento de habilidades, competências, capacidades relacionais e valores, que são construídos e veiculados nas salas de aula, irão determinar o futuro.

Nós, educadores, estamos, portanto, diante de um enorme desafio – o de educar para este contexto. Precisamos ensinar os alunos a pensar, a aprender a aprender, instigá-los a propor e resolver problemas diariamente, levando-os a desenvolver suas competências intelectuais, interpessoais e intrapsíquicas, bem como sua sensibilidade e equilíbrio emocional para que eles sejam agentes de transformação em prol de um mundo melhor, mais justo e de um desenvolvimento sustentável para nosso planeta.

Entretanto, para que isso ocorra de uma maneira efetiva e eficiente, precisamos da cumplicidade dos pais, pois lutamos pelo mesmo objetivo – oferecer uma educação de qualidade adequada à complexidade da sociedade atual.

Nesta fase escolar, os adolescentes devem ser estimulados a construírem projetos de vida, a fazerem opções de profissões, a estudarem o mercado de trabalho, a se prepararem para o vestibular, a assumirem responsabilidade social, a desenvolverem uma atitude empreendedora e a aprimorarem sua personalidade em construção.

Para tanto, a Escola Internacional concentra no Ensino Médio o foco de atenção nas seguintes vertentes principais:

  • Orientação Profissional;
  • Revisão para as melhores Universidades;
  • Ingresso em Universidades Estrangeiras;
  • Empreendedorismo e Projeto de Vida
  • Projetos sociais: sensibilização às responsabilidades sociais - refletir globalmente e agir localmente - “Janelas Para o Futuro”;
  • Fluência em inglês e espanhol.
Universidades brasileiras

A Escola Internacional de Alphaville promove uma série de ações voltadas à preparação de seus alunos de Teens 8 a High School 3 para o vestibular. A ideia é oferecer, além de uma formação pedagógica e humanista integral, referências para que seus alunos tenham plenas condições de escolher o curso e a universidade que se encaixem em seu perfil.

Uma das iniciativas é a de levar seus alunos a fóruns e simulações estudantis, como no caso do Fórum Teenager 2013 de Universidades e Profissões (www.teenager.com.br), cuja proposta é oferecer aos futuros universitários o contato, por meio de palestras e plantões de dúvidas, com a estrutura das principais universidades do país (USP, Unicamp, FGV, etc.), com as especificidades de cada profissão (grade curricular, o sistema de avaliação, a metodologia de ensino), bem como sobre o mercado de trabalho das carreiras: salário médio, onde se pode trabalhar, o dia-a-dia da profissão.

Também há o Fórum FAAP de Discussão Estudantil (www.faap.br), evento realizado anualmente pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), que consiste em uma simulação dos comitês da ONU. Durante o evento, nossos alunos, junto a estudantes de diversas escolas de todo o Brasil, atuaram como verdadeiros diplomatas (também como jornalistas, no caso dos integrantes do Comitê de Comunicação), ao debater temas de relevância mundial como a crise na Líbia, a conferência Rio +20 e suas discussões sobre meio-ambiente, o protecionismo econômico praticado por determinadas nações, e a problemática questão da expansão das armas nucleares.

Outro programa, chamado USP e as Profissões, do qual a Escola Internacional participa, consiste em uma série de palestras e visitas monitoradas às diversas unidades da USP, quando os futuros universitários podem visitar salas de aula e laboratórios de ensino e pesquisa, de forma a conhecer as carreiras e cursos e decidir melhor sobre seu futuro profissional.

Como forma de proporcionar as ferramentas necessárias para um desempenho de alto nível e consequente ingresso nas mais conceituadas universidades brasileiras, a Escola Internacional de Alphaville também oferece oficinas de Redação e de Matemática, para reforçar os conhecimentos dos alunos visando ao ingresso nos principais vestibulares do Brasil e um bom desempenho no ENEM.

Por fim, os alunos do High 3 podem reforçar o aprendizado no cursinho gratuito oferecido pela escola.

Leia maisFechar X
Universidades estrangeiras
Em constante busca pela excelência, a Escola Internacional tem como um de seus objetivos de formar cidadãos do mundo, cosmopolitas e integrados às mais variadas culturas. A internacionalização proposta também abrange o futuro acadêmico de seus alunos, com o estimulo e a preparação para que considerem a possibilidade de estudar em universidades do exterior.

Atenta àqueles alunos que desejam fazer o application e ingressar em universidades como Stanford e Harvard, a Escola Internacional desenvolve estratégias para que seus alunos obtenham êxito neste sentido.

Uma dessas iniciativas é o curso preparatório de SAT e TOEFL. Direcionado a alunos a partir do High 1 que têm interesse em se preparar para universidades americanas, será dividido em duas frentes: English (Critical Reading and Writing) e Math.

O pré-requisito para o aluno interessado em participar do curso preparatório de SAT é ter um conhecimento em inglês relativo ao nível FCE, para que tenha condições de realizar as atividades propostas.

Como forma de trazer ainda mais subsídios aos alunos e pais, a Escola Internacional promoveu duas palestras em 2012, uma voltada aos alunos e outra destinada aos pais, proferidas por um convidado especial: José Salibi Neto, co-fundador e atual Chief Knowledge Officer da HSM, principal empresa do país em educação executiva.

Salibi contou detalhes de sua extensa experiência pedagógica em faculdades norte-americanas: graduação em Finanças e Marketing pela Universidade da Carolina do Sul, em 1982 (à época, ganhou uma bolsa de estudos completa por integrar a equipe de tênis da instituição); Mestrado em International Business pela mesma universidade, em 1986; e a conquista, em 2009, do maior prêmio já concedido a um ex-aluno da Universidade da Carolina do Sul – o Distinguished Alumni Award.

A Escola Internacional também promove o University Tour, um programa que consiste em visitas a 10 das melhores universidades dos Estados Unidos:

  • Stanford University,
  • Harvard University,
  • Massachusetts Institute of Technology (MIT),
  • Northwestern University,
  • University of Chicago,
  • Columbia University,
  • New York University (NYU),
  • Princeton University,
  • Yale University (ou Brown/RISD),
  • University of California, Berkeley.
Leia maisFechar X
Empreendedorismo e Projeto de Vida

A Escola Internacional de Alphaville tem como um de seus objetivos principais, dentro de sua proposta pedagógica, a formação de líderes empreendedores, cidadãos aptos a assumir o papel de protagonistas no futuro e comprometidos com a formação de um mundo melhor.

Neste sentido, a disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida cumpre um papel fundamental na construção de uma visão aprimorada do mundo profissional e de negócios.

Além da fundamentação teórica, há uma aplicação prática dos conceitos trabalhados ao longo dos dois anos de estudos: no último semestre do curso, que se encerra no High 2, os alunos tem a oportunidade de produzir um Business Plan – Plano de Negócios, metodologia que lhes proporciona a clareza dos estudos necessários para a abertura de um empreendimento próprio.

Para produzir esses planos de negócio, os alunos observam diversos aspectos técnicos, aprendidos nas aulas durante os dois anos de curso, como o plano financeiro, o plano de marketing e análise de mercado, dentre outros.

Durante as aulas, a abordagem do empreendedorismo acontece de maneira ampla e aprofundada, em especial no que se refere aos aspectos necessários à compreensão do ambiente de negócios competitivo e mutável do século XXI, à sobrevivência de novas organizações e ao desempenho profissional.

Outra atividade prevista dentro da grade da disciplina de Empreendedorismo e Projeto de Vida são as palestras com profissionais de destaque no mercado de trabalho.

Desde 2007, diversas personalidades que já estiveram na tribuna da Escola Internacional de Alphaville para transmitir aos alunos suas experiências profissionais e visões de mundo.
Dentre estes palestrantes, já visitaram a Escola Internacional:

  • o presidente da Microsoft Brasil Michel Levy;
  • o ambientalista e ex-deputado federal Fábio Feldmann;
  • o jornalista Rodolpho Gamberini;
  • Zé Roberto, melhor jogador da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Alemanha, em 2006;
  • a executiva Andréa Salgueiro Cruz Lima, Vice-Presidente de Negócios da Unilever;
  • o Lama Michel Rinpoche;
  • o artista gráfico Elifas Andreato;
  • o escritor Ilan Brenman, autor de mais de 40 livros infantis;
  • o médico Sérgio Vaisman, especialista em medicina preventiva;
  • Cristiane Alkmin Junqueira, Mestra e Doutora em Ciências Econômicas pela Escola de Pós-Graduação em Economia da Fundação Getúlio Vargas (EPGE/FGV) no Rio de Janeiro;
  • Marília Villas Bôas, Capitã do Exército;
  • e o sociólogo Fernando Henrique Cardoso, presidente da República entre 1995 e 2002.
Leia maisFechar X
Trabalho Voluntário

Por meio do trabalho voluntário, alunos da oitava série e do Ensino Médio da Escola Internacional de Alphaville compartilham seus conhecimentos – e aprendem - com jovens de baixa renda do entorno da instituição, ministrando aulas e promovendo atividades e passeios culturais gratuitos.

Trata-se do Janelas para o Futuro, um projeto de responsabilidade social idealizado em 2004 e iniciado em 2005 que tem como objetivo promover o acesso a “bens imateriais” como a cultura, o conhecimento, a criatividade e o respeito às diferenças

O projeto busca integrar jovens de diferentes realidades socioeconômicas para que o aluno exercite sua cidadania por meio de ações que contribuam para a construção de um mundo mais justo, sustentável e solidário, disseminando os princípios da Cultura de Paz e Não violência.

Semanalmente, 30 alunos educadores vivenciam um significativo intercâmbio de conhecimentos, visões de mundo e aprendizados com 128 jovens vindos de escolas públicas, ONGs e instituições de amparo ao menor, chamados educandos, em aulas que valorizam a expressão corporal (Teatro), as práticas esportivas (Natação e Esgrima) a aquisição de idiomas (Inglês e Espanhol), e o futuro acadêmico e profissional (Atualidades e Empreendedorismo).

Toda a comunidade escolar está direta ou indiretamente ligada ao projeto, seja por meio do incentivo, da organização ou da participação. Os alunos participam de todas as etapas do desenvolvimento e análise, e são responsáveis pela elaboração das aulas, ministradas em equipes de 2 a 4 alunos-educadores. Desde 2010, uma equipe de professores da Escola atua ativamente no Janelas para o Futuro, colaborando para o sucesso do trabalho dos voluntários.

A gestão do projeto é bastante democrática e os voluntários tem voz ativa nos processos decisórios e na avaliação dos resultados. Por se tratar de uma escola internacional, o respeito à diversidade cultural é o alicerce das relações humanas no ambiente escolar. A proposta surgiu em 2004, quando um grupo de alunos propôs que as sextas-feiras, após o horário letivo, fossem aproveitadas para a realização de um trabalho social. O projeto teve uma evolução gradativa, e foi incrementado de acordo com as demandas que surgiram nesses oito anos de existência.
Um dos pontos fortes do Janelas é o protagonismo juvenil - o projeto é realizado pelo jovem e para o jovem. Outro destaque é o fato do projeto promover o acesso ao conhecimento e à cultura, que, na prática, viabilizam o acesso dos jovens ao ensino superior e a boas posições no mercado de trabalho.  

O Janelas para o Futuro alcançou, em 2012, o maior reconhecimento desde seu início, ao conquistar o 2º lugar no “12º Prêmio Escola Voluntária”. Idealizado pela Rádio Bandeirantes em parceria com o Instituto Itaú Social, o Prêmio Escola Voluntária contou, em 2012, com a participação de 403 escolas de todo o Brasil, que apresentaram projetos de responsabilidade social, ambiental, inclusão social e valorização da identidade de comunidades e grupos. Foi a terceira vez que o Janelas para o Futuro foi escolhido como um dos projetos finalistas do Prêmio Escola Voluntária – em 2010, havia sido homenageado com uma menção honrosa pelos organizadores do evento. Desta vez, com o 2º lugar conquistado, a escola ganhou, como prêmio, a quantia de 10 mil reais, para ser aplicada em melhorias no próprio projeto social promovido. Porém, num gesto altruísta, a direção da Escola Internacional, presente ao evento, doou o valor ao projeto Teatro e Poesia fortalecendo identidades, realizado pelo Colégio Estadual Casa Jovem II, sediado na cidade de Igrapiúna (BA) – este belo projeto, inclusive, foi o vencedor do 12º Prêmio Escola Voluntária.

No ano de 2009, a escola conquistou o “Selo Escola Solidária”, certificação fornecida pelo Instituto Faça Parte, pelo MEC e Unesco. Em 2008, o projeto recebeu "Menção Honrosa" no 8º Prêmio Escola Voluntária. No mesmo ano, a ação de integração social realizada pelos alunos da então 7ª série (Janelas Teens) com as crianças soropositivas do Sítio Agar recebeu o "Prêmio de Melhor Reportagem" do Projeto Época na Educação 2008. Vale ainda destacar que o projeto Janelas para o Futuro foi objeto de estudo de uma dissertação de mestrado intitulada “Comunicação e voluntariado educativo: a construção relacional da cidadania, da solidariedade e do capital social entre jovens”, apresentada em abril de 2010 na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo.

O reflexo do projeto Janelas para o Futuro na vida dos educandos é marcante, e os depoimentos daqueles que participaram no primeiro semestre de 2012 ilustram com precisão sua relevância, pois, para eles, o Janelas para o Futuro é uma oportunidade especial de desenvolvimento pessoal e pedagógico. “O projeto melhorou muito minha rotina, pois agora consigo entender melhor as matérias da escola, principalmente inglês”, diz a educanda Gabriela Silva Dutra. “Quero ser uma mulher com independência financeira. E esse projeto é um passo que considero importante em minha vida”, analisa a educanda Letícia Silva Soares Correia. “O projeto mudou minha visão sobre tudo ao meu redor. Mesmo tendo alunos educadores de uma classe mais favorecida, eles nos tratam de igual para igual, e nos acolhem de maneira amorosa”, comenta o educando Thales S. Rodrigues.

Leia maisFechar X
Fluência em Inglês e Espanhol

Atualmente, o domínio de idiomas configura-se em uma habilidade fundamental para se alcançar o sucesso profissional e se estreitar a relação com povos de diversas nacionalidades.

A Escola Internacional de Alphaville trabalha com ênfase nesse sentido, ao valorizar o aprendizado de Inglês e Espanhol.

Além das aulas regulares, há outras iniciativas desenvolvidas para estimular nos alunos o prazer e a noção de premência em se tornar fluente, seja por meio de atividades culturais como o Teens Got Talent, evento em que os alunos apresentam suas habilidades musicais aos colegas de classe através de canções interpretadas no idioma de Shakespeare e Shelley.

Ressalte-se o fato de que desde 2010 a Escola Internacional de Alphaville é certificada pela Universidade de Cambridge como centro preparatório oficial do Exame de Cambridge. E que em 2011 foi chancelada pelo Instituto Cervantes como centro preparatório oficial do exame D.E.L.E, que afere a proficiência dos estudantes no idioma espanhol.

Já em 2012, a Escola Internacional de Alphaville recebeu a visita da equipe de avaliação da Universidade de Cambridge, que se impressionou com o trabalho de ensino de idiomas junto aos alunos, bem como com a fluência destes ao se comunicar. A boa impressão resultou no convite para a escola participar da conferência internacional English for Schools (Inglês para Colégios), uma relevante conferência promovida pela Universidade de Cambridge ESOL Examinations (English for Speakers of Other Languages) que reuniu as principais instituições de ensino no Brasil e seus representantes.

Além disso, a Escola Internacional realiza um trabalho personalizado com alunos estrangeiros que não dominam os idiomas inglês e português, preparando-os para que possam se integrar aos colegas brasileiros e estrangeiros que estudam na escola.

Leia maisFechar X
   « Ensino Fundamental
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Maio/2017
1/5/2017
Feriado - Dia do Trabalho

Mais Calendário

Restaurante
ALMOÇO

29/5
Salada: Buffet de saladas
Prato Base: Arroz / feijão / opção: arroz integral
Prato Principal: Bife à pizzaiollo
Prato Opcional: Filé de frango com champignon
Guarnição: Torta de legumes
Verdura: Verdura refogada
Sobremesa: Fruta da época

Cardápio do mês

LANCHE

27/05
Salgado:
Opção:
Fruta:
Suco:
Bebida:
Complemento:

Cardápio do mês

Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados