Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 
Artigos interessantes

A Importância do Brincar - Artigo da professora Sheila Soares - Kids 4 A
04/04/2012

Muito se discute, nos dias atuais, sobre a importância do brincar na infância, suas implicações e reais benefícios àqueles diretamente ligados a esta temática: as crianças.  

Pesquisas comprovam que brincar estimula o desenvolvimento intelectual da criança e ensina hábitos de convivência necessários ao crescimento.

Ao brincar, a criança encontra respostas a várias indagações, e pode sanar dificuldades emocionais de aprendizagem, socialização e coordenação motora. 

Ao brincar, a criança constrói sua identidade, a imagem de si e do mundo que a cerca, tem um crescimento saudável e, com isso, desenvolve suas potencialidades.

A psicopedagoga Angela Maluf, uma das pesquisadoras que se dedica ao tema brincar, comenta: “Os desafios que estão ocultos no brincar fazem com que a criança pense e alcance melhores níveis de desempenho”. 

Ao instigar as potencialidades, provoca-se o funcionamento do pensamento, busca-se conhecimento sem estresse, ou medo, desenvolve-se as habilidades sociais, cultiva-se a sensibilidade. 

Na visão da autora, a criança que brinca vive uma infância feliz, além de tornar-se um adulto muito mais equilibrado física e emocionalmente, sendo mais favorável a este indivíduo a superação de problemas que possam surgir no dia- a- dia.

Ao observar a criança brincando, podemos perceber o que ela ainda precisa aprender em termos de habilidades cognitivas e emocionais.  A pessoa que está sob pressão de responsabilidades não está emocionalmente livre para criar. Para criar é preciso que haja condições favoráveis. Tanto adulto quanto criança deverão estar plenamente livres para a criação. É através da criatividade que o indivíduo torna-se pleno e sincronizado com a vida, valorizando-a, percebendo suas potencialidades, e percebendo a importância das trocas interpessoais.

Brincar é de grande relevância na vida da criança, no sentido de desenvolver suas percepções acerca do mundo, sua inteligência, tendência à experimentação, livre de paradigmas.

Os registros de brinquedos infantis provenientes de diversas culturas remontam à pré-história, demonstrando assim que é natural ao homem brincar, independentemente de sua origem ou de seu tempo. O brinquedo enquanto objeto real, manipulável, tem acompanhado a evolução da humanidade, interagindo em seu espaço físico, em suas funções e em seu próprio aspecto.

As atividades das crianças são essencialmente lúdicas, e têm como função primordial a descoberta do mundo que as rodeia: a criança se desenvolve brincando.

O primeiro objeto referencial das atividades lúdicas para as crianças é o corpo da mãe e do pai; é por intermédio deles que a criança vai descobrindo seu próprio corpo. Nessa fase o objeto de maior atenção da criança é o corpo e as brincadeiras com ele, seu calor, a relação afetiva em que se fundamentam as primeiras noções de equilíbrio e de segurança.

Apenas com o decorrer do tempo é que as crianças começam a utilizar símbolos e regras em seu jogo. A importância do jogo para o desenvolvimento da criança foi reconhecida recentemente. No século passado, predominava a ideia de que a criança era uma miniatura do homem e, portanto, os brinquedos, em particular os bonecos, lembravam os adultos em todos os seus detalhes.

Pesquisas nas áreas da psicologia, sociologia e pedagogia começaram a dar ênfase a esse período importante na vida do ser humano que é a infância. Assim, o jogo, o brinquedo, o desenho infantil como linguagem autônoma, foram transformados em objetos de pesquisa.

Do mesmo modo, artistas como Calder, Picasso, Klee e Miró tiveram contatos com desenhos e objetos infantis cujas formas, cores e texturas influenciaram suas obras.
Com o passar do tempo, o brinquedo mudou. Com a Revolução Industrial ocorreu a grande ruptura; o brinquedo deixou de ser aquela peça artesanal, minuciosa, passando a ser produzido em escala, para atender a demanda cada vez maior dos centros urbanos em expansão.

Segundo a pesquisadora Luise Weiss, as crianças são iniciantes na construção da realidade; aquilo que constroem é o mundo do cotidiano, o mundo que todos compartilhamos. A criança constrói para si mesma a realidade da sociedade.

O estímulo para a compra através da televisão, cartazes, folhetos, entre outros, é constante. O adulto é atingido e também o pequeno consumidor. Tal transformação acarreta mudanças significativas, uma emancipação do brinquedo começa a se impor e, quanto mais a industrialização avança, mais decididamente o brinquedo subtrai-se ao controle da família.

As funções importantes que o brinquedo estimula como o pensamento criativo, o desenvolvimento social e emocional, tudo isso a indústria de brinquedos absorveu, oferecendo para as pessoas uma miscelânea: brinquedos educativos, brinquedos eletrônicos, preparando as crianças para as futuras funções na sociedade: o pequeno bancário, o pequeno médico, a futura dona de casa e mãe.

Sendo assim, permita que seus filhos se lancem neste mundo fantástico de descobertas do brincar. Permitam que cresçam livres das amarras e dos preconceitos que aos poucos nos acometem quando crescemos e que tornam nossas vidas menos interessantes e divertidas.

Sheila Soares
Professora Kids 4A



Mais Artigos interessantes
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Setembro/2017
7/9/2017
Feriado - Independência do Brasil

8/9/2017
Emenda de Feriado

Mais Calendário

Restaurante
ALMOÇO

/
Salada:
Prato Base:
Prato Principal:
Prato Opcional:
Guarnição:
Verdura:
Sobremesa:

Cardápio do mês

LANCHE

20/09
Salgado:
Opção:
Fruta:
Suco:
Bebida:
Complemento:

Cardápio do mês

Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados