Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 
Intercâmbio

Em terras francesas
12/09/2008

Aluna da Escola Internacional de Alphaville desde o Teens 7 (Ensino Fundamental II), Cora Rodrigues Junqueira optou, ao chegar ao terceiro e último ano do High School (Ensino Médio), por vivenciar uma experiência de grande valor: passou um ano em um intercâmbio na França.

“Fui com o objetivo de conhecer a cultura francesa, pela qual tenho grande interesse”, explica Cora, que morou em uma pequena cidade localizada no norte da França, chamada Avranches, localidade próxima ao Monte Saint-Michel, obra-prima da arquitetura. 

Nos primeiros meses de sua estadia na terra de Arthur Rimbaud e Camille Claudel, Cora estudava e morava na escola Notre Dame de Providence.

Porém, como a instituição não estava acostumada a acolher estrangeiros, ela acabou optando por apenas estudar na escola, e foi morar em uma casa de família.

“No início foi difícil, pois a minha família francesa não falava inglês, e eu compreendia pouco o francês, já que tinha estudado apenas seis meses antes de ir; porém, depois de dois meses na França, já conseguia me comunicar”, explica Cora, que salienta outro detalhe nesse sentido. “Do sexto ao décimo mês de estadia, percebi que havia ganhado uma fluência diferente, que já me comunicava de maneira bastante natural.”

Sobre a acolhida, Cora conta que se surpreendeu com a maneira com que foi recebida pelos franceses. “Tinha uma determinada impressão de que os franceses pudessem ser frios ou mesmo secos, mas lá pude ver que não é nada disso; fui muito bem tratada na França.”

Já em relação aos estudos, a jovem salienta algumas diferenças entre o ensino praticado no Brasil e aquele levado a cabo na França. “Lá a escola é diferente, quando se entra no ensino médio você tem de optar por uma das vertentes: a literária, que foi o meu caso, a econômica ou a científica, cada uma priorizando um saber específico que o estudante irá usar em seu futuro. Por outro lado, senti a falta da interação do aluno com o professor que temos aqui no Brasil.”

Outro aspecto ressaltado por Cora refere-se ao comportamento dos jovens franceses, “que são mais independentes do que os jovens brasileiros”. “Eles são inteligentes, mas não tão antenados sobre o que ocorre no mundo.”

Apesar de ter gostado do intercâmbio, ela diz que não tem, por hora, interesse em morar na França depois que terminar os estudos na Escola Internacional de Alphaville. “Prefiro a cultura brasileira.”

O intercâmbio trouxe mudanças em sua personalidade? O que tirou de mais positivo da experiência? Cora reflete sobre as perguntas e responde, com sabedoria.

“Eu era diferente na França; tornei-me mais reflexiva; passei a estudar com mais foco. Se mudei? Naturalmente, pois você se torna dependente do meio onde está. Posso dizer que absorvi os aspectos mais positivos dessa vivência, e busquei aliar esse aprendizado àquele que já tinha para que, unindo essas duas experiências, tenha subsídios para me tornar uma pessoa melhor.”



Mais Intercâmbio
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Outubro/2017
12/10/2017
Feriado - Nossa Senhora Aparecida e antecipação Dia dos Professores

13/10/2017
Emenda de Feriado

Mais Calendário

Restaurante
ALMOÇO

/
Salada:
Prato Base:
Prato Principal:
Prato Opcional:
Guarnição:
Verdura:
Sobremesa:

Cardápio do mês

LANCHE

22/10
Salgado:
Opção:
Fruta:
Suco:
Bebida:
Complemento:

Cardápio do mês

Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados