Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 
Projeto Janelas para o Futuro

Janelas para o Futuro abre horizontes
14/04/2016

Por meio do trabalho voluntário, alunos do 9º ano do Teens (Ensino Fundamental II) e do High School (Ensino Médio) da escola compartilham seus conhecimentos – e aprendem - ministrando aulas a jovens desfavorecidos economicamente que estudam em escolas públicas e participam de ONGs e projetos sociais localizados no entorno da instituição.

Trata-se do Janelas para o Futuro, um projeto de responsabilidade social que tem por objetivo promover o acesso a “bens imateriais” como a cultura, o conhecimento, a criatividade e o respeito às diferenças.

Em mais de uma década, o Janelas para o Futuro ajudou a mudar a vida de centenas de pessoas: já beneficiou cerca de 1.500 alunos e mais de 300 alunos da Escola Internacional de Alphaville atuaram como professores desde o início do projeto.

Em 2016, 75 alunos-educadores vivenciam um significativo intercâmbio de conhecimentos, visões de mundo e aprendizados com 166 jovens vindos de escolas públicas, ONGs e instituições de amparo ao menor, chamados educandos, em aulas de inglês, espanhol, atualidades, teatro, dança, francês, programação e música.

"É um processo difícil, mas cujo resultado será de grande importância no futuro de vocês!", disse a aluna Juliana Cruz Lima, que participa do projeto há três anos, durante a abertura do projeto em 2016. "Aprendo muito com vocês, é uma troca de aprendizados", acrescentou a aluna Lara, que ingressou no projeto junto à colega.

O projeto também oferece oportunidades aos funcionários da Escola, como assistentes de coordenação, profissionais do atendimento, inspetores, manutenção e limpeza, que podem frequentar os cursos gratuitos, assim como os filhos dos funcionários domésticos que prestam serviços para as famílias dos alunos da escola.

Para os educandos, os benefícios ao participarem do projeto são latentes. Em seu terceiro ano no "Janelas" Eduardo Moura explica que as aulas ajudaram em diversos aspectos. "Ano passado, o curso de raciocínio lógico me ajudou em minha participação na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas."

Já a educanda Caroline Novaes reflete: "É a oportunidades de fazer um curso que é caro e, sobretudo, aprender inglês."

Um dos pontos fortes do Janelas é o protagonismo juvenil - o projeto é realizado pelo jovem e para o jovem.

“Os alunos são responsáveis pela elaboração das aulas e participam de todas as etapas do desenvolvimento e análise do projeto. Desde 2010, uma equipe de professores da Escola atua ativamente no Janelas para o Futuro, colaborando para o sucesso do trabalho dos voluntários”, pondera o gestor Ricardo Chioccarello.

Outro destaque é o fato do projeto promover o acesso ao conhecimento e à cultura, que, na prática, viabilizam o acesso dos jovens ao ensino superior e a boas posições no mercado de trabalho.

“Os resultados obtidos são o comprometimento dos alunos com o trabalho voluntário e a formação de cidadãos que participem ativamente das transformações da sociedade em que vivem. A avaliação do processo é constante”, acrescenta Chioccarello.

A proposta surgiu em 2004, quando um grupo de alunos propôs a realização de um trabalho social às sextas-feiras, após o horário letivo.

“O projeto teve uma evolução gradativa e foi incrementado de acordo com as demandas que surgiram nesses dez anos de existência”, salienta Marilda.

O projeto da Escola Internacional conquistou o segundo lugar do Prêmio Escola Voluntária 2012, promovido pela Rádio Bandeirantes e Itaú Cultural – o Janelas para o Futuro já havia sido escolhido como um dos 10 finalistas do prêmio em 2010.

No ano de 2009, a escola recebeu o “Selo Escola Solidária”, certificação fornecida pelo Instituto Faça Parte, pelo MEC e Unesco. Em 2008, o projeto recebeu "Menção Honrosa" no 8º Prêmio Escola Voluntária. No mesmo ano, a ação de integração social realizada pelos alunos da então 7ª série (Janelas Teens) com as crianças soropositivas do Sítio Agar recebeu o "Prêmio de Melhor Reportagem" do Projeto Época na Educação 2008.

Vale ainda destacar que o projeto foi objeto de estudo de uma dissertação de mestrado intitulada “Comunicação e voluntariado educativo: a construção relacional da cidadania, da solidariedade e do capital social entre jovens”, apresentada em 2010 na Faculdade Casper Líbero, em São Paulo.



Mais Projeto Janelas para o Futuro
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Maio/2017
1/5/2017
Feriado - Dia do Trabalho

Mais Calendário

Restaurante
ALMOÇO

29/5
Salada: Buffet de saladas
Prato Base: Arroz / feijão / opção: arroz integral
Prato Principal: Bife à pizzaiollo
Prato Opcional: Filé de frango com champignon
Guarnição: Torta de legumes
Verdura: Verdura refogada
Sobremesa: Fruta da época

Cardápio do mês

LANCHE

27/05
Salgado:
Opção:
Fruta:
Suco:
Bebida:
Complemento:

Cardápio do mês

Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados