Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 
Notícias

Inclusão e oportunidade
04/08/2016

Mudar ideias preconcebidas, reeducar comportamentos viciados e visões estereotipadas, relativizar dificuldades. Quebrar preconceitos.

A palestra “Educação Inclusiva nos Negócios”, ministrada por Walace Paoli, da empresa Consolidar / Dorina, para os colaboradores da escola, trouxe informações relevantes sobre um assunto que muitos preferem não debater – a despeito de a legislação trabalhista prever que empresas com mais de 100 funcionários devem destinar determinada porcentagem de vagas às pessoas portadoras de deficiências.

Durante a apresentação, Walace traçou um painel histórico acerca do preconceito em relação ao que é diverso do considerado “natural” ou “perfeito”. Ensinou terminologias adequadas, em oposição a maneiras incorretas de se expressar, como “aleijado” ou “defeituoso”.

Walace também demonstrou, de maneira didática e bem-humorada, como alguns comportamentos para com pessoas portadoras de deficiências, no dia-a-dia, podem ser ofensivos. “Não tem nada melhor do que se colocar no lugar do outro para entender suas necessidades”, comentou.

Por fim, ao abordar a questão dentro do ambiente de trabalho – “acessibilidade é mobilidade” –, destacou alguns pontos importantes, como a baixa retenção de pessoas portadoras de deficiência nas empresas. “Não é por falta de estrutura física dos locais de trabalho ou de menor habilidade ou talento para executar as tarefas, e sim pela falta de relação com as equipes, o que gera isolamento. ”

Walace reforçou que não se deve ignorar as deficiências, mas não as enxergar como o foco. “Se receber um currículo e ver que é bom, liga e pergunta o que a pessoa precisa. Tem que mudar a visão. Pois se você enxerga uma pessoa com deficiência ao ver esse currículo, você contrata a deficiência, e não a pessoa. Daí a importância das discussões em grupo, de conscientizar as equipes, para que esses preconceitos sejam combatidos. ”



Mais Notícias
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Maio/2017
1/5/2017
Feriado - Dia do Trabalho

Mais Calendário

Restaurante
ALMOÇO

29/5
Salada: Buffet de saladas
Prato Base: Arroz / feijão / opção: arroz integral
Prato Principal: Bife à pizzaiollo
Prato Opcional: Filé de frango com champignon
Guarnição: Torta de legumes
Verdura: Verdura refogada
Sobremesa: Fruta da época

Cardápio do mês

LANCHE

27/05
Salgado:
Opção:
Fruta:
Suco:
Bebida:
Complemento:

Cardápio do mês

Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados