Ir para a página inicial
Fale conoscoEnglish version Localização
Principal Escola Educação Infantil Ensino Fundamental Ensino Médio  |  Vestibulares Admissão de Novos Alunos Novo Portal dos Pais Na Mídia Trabalhe conosco
 
Palestras

Rivonaldo Ferreira Santiago profere palestra para High School
01/07/2016


Desde 2007, a Escola Internacional de Alphaville promove, como uma das atividades da disciplina “Empreendedorismo e Projeto de Vida”, palestras mensais com profissionais de destaque em suas áreas de atuação, no sentido de oferecer aos seus alunos uma perspectiva clara e abrangente sobre o futuro profissional e o mercado de trabalho.

Na segunda palestra de 2016, recebemos a visita de Rivonaldo Ferreira Santiago. Graduado em Direito pela UNIFIEO e pós-graduando em Filosofia e Teoria do Direito pela PUC-SP, Rivonaldo é o idealizador e proprietário da Firewall Assessoria EIRELI, empresa especializada em planejamento, assessoria e consultoria para o show business.
 
Desde 2005 no mercado, sua empresa já realizou o planejamento geral e a organização artística de grandes eventos, como o Tomorrowland 2016, a coordenação de segurança artística de todas as edições do Lollapalooza e de diversas edições do Monsters of Rock, a coordenação de segurança no backstage do Rock In Rio 2001, dentre outros – nesses eventos, teve a chance de trabalhar com alguns dos mais influentes artistas do mundo, como Rolling Stones, David Gilmour, Coldplay, Lenny Kravitz, Metallica, U2.
 
Além de discorrer sobre essa experiência, Rivonaldo abordaou sua atuação como consultor de segurança e análise de risco: realiza análises de perfil e informação para o governo dos EUA; é analista de operações antissequestro e antiterrorismo da Global International Security; e é consultor de operações para América Latina e Central da BlackWater.

Por fim, Rivonaldo falou sobre seu trabalho como palestrante voluntário no Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) – ele já realizou mais de 400 palestras pelo Brasil desde 2000, em organizações sociais, escolas, universidades e empresas.

A seguir, um compêndio da palestra:

Início no show business
Havia acabado de sair do Exército, quando um amigo me chamou para trabalhar num show do Paralamas do Sucesso. Mas as condições eram sub-humanas, quase como trabalho escravo. Comentei com ele que nessas condições sua empresa não prosperaria. Ele então pediu minha ajuda. Aí começa minha história no show business.

Comprometimento
Sempre me dediquei com afinco, independente de quem era o cliente, do valor pago. O que me interessava era que havia me comprometido e tinha de fazer o melhor.

Mudança de foco
Corria o ano de 1999 e eu estava muito autocentrado nessa época. Ganhava muito bem, frequentava as baladas sem pagar nada, estava me preparando para casar. Um dia, minha mãe perguntou: “Você está preparado para casar, para ser pai? ” Não entendi a pergunta, achava que dar condições financeiras, educação, comida era o suficiente. “Isso é o mínimo que uma criança necessita. Ela será o seu espelho. ” Minha mãe é uma mulher de fibra, que, apesar da pouca instrução, criou, em 1982, uma associação de mães para combater a violência contra a mulher. Fiquei pensando no que ela quis dizer. E percebi que a vida é muito mais do que podemos ver.

Voluntariado
Um dia, estava assistindo a um programa sobre voluntariado na TV Cultura, em que falavam como construir um mundo melhor. Tive um estalo. Fui à FIESP participar de uma palestra sobre o tema “Fé no Voluntariado” e, depois disso, passei a atuar como coordenador de eventos e visitador do Centro de Voluntariado de São Paulo, idealizado pela Milu Vilela, Ruth Cardoso e Betinho.

Intercâmbio de experiências
Tudo que aprendi no voluntariado, aplico em minha rotina no show business. Esse comportamento ético é fundamental para mim, e se reflete em todas as minhas ações.

Importância da ética
Já recebi currículos excelentes, o candidato é praticamente o 007, e aí, no primeiro dia de trabalho, ele é demitido, depois de levar um passageiro de Cumbica até o hotel. Vocês devem se perguntar, como um cara com um currículo desses consegue ser demitido? Ou porque fala demais, ou não fala, ou porque foi grosseiro, ou não foi gentil. Ser voluntário é enxergar com um outro olhar.

Sucesso
Você pode ser qualquer coisa. Desde que trabalhe e se dedique a isso.

Experiências agregadores
O que uma experiência profissional pode ajudar em sua experiência pessoal? Cito o exemplo de Jorge Paulo Lemann, um dos empresários mais bem-sucedidos do Brasil. Ele comenta que toda vez que compra uma empresa por 50 bilhões de reais, vivencia a mesma sensação de quando praticava surf e ia encarar uma onda de 3 metros.

Onde empreender?
Empreenda onde quiser: na arte, no esporte, na música.... É possível alcançar seus objetivos em qualquer área.

Ecletismo
Um profissional de segurança, atualmente, transcende a simples questão de cuidar do cliente, e, em geral, torna-se o seu produtor. Tem que saber, além do básico de seu métier, dar conselhos e manter o silêncio na hora certa, observar as pessoas que estão próximas. É preciso entender o perfil do artista: por exemplo, se ele tem problemas com as bebidas, não se pode deixar ninguém perto dele com um copo de bebidas. Mas a observação e a possível interferência têm que ser feita à distância, e sem que o artista perceba, para não gerar mal-estar.

Neil Peart
O Rush é uma banda que viaja com 200 pessoas em seu staff e que reúne mais duas mil pessoas trabalhando em cada show que faz. Quando vieram ao Brasil, conversei com o empresário da banda, e acabamos falando sobre minha atividade na área social, o voluntariado, minha preocupação em ser útil ao próximo, e foi aí que ele percebeu esse meu engajamento. E, por conta disso, me escolheu para acompanhar o Neil Peart, baterista da banda e conhecido por ser bastante reservado. Acabou que fizemos amizade, cuidei dele e da esposa e viramos grandes amigos. Ele quis saber sobre essa minha atuação social, pois é um assunto que lhe interessa. Quando ele voltou ao Brasil em outro ano, veio, me abraçou e disse que eu havia mudado a vida dele.

Grandes eventos
Para o planejamento de grandes eventos dar certo, você tem que mapear tudo, fazer reuniões com os órgãos de segurança. Por isso é preciso se qualificar em diversas áreas.

Descobrir talentos
Um ponto fundamental para se alcançar o sucesso neste trabalho com eventos é saber enxergar o potencial das pessoas, pois são elas que fazem as coisas acontecerem.

Visita de George W. Bush ao Brasil
Quando o Bush, ex-presidente dos EUA, veio ao Brasil, fomos contratados pela Blackwater, que é uma empresa que presta serviços ao governo dos EUA, para investigar cada uma das pessoas envolvidas nesta visita presidencial. Sem ferir, claro, a ética nem as leis.

Consultoria governamental
Quando o governo dos EUA vai fechar negócios no Brasil, em geral eles contratam empresas como a nossa para fazer levantamentos sobre as empresas envolvidas nas licitações e apresentar um relatório final. Daí a importância de se conhecer as leis do país.

Empreender
Se todo mundo for empreendedor, que vai trabalhar para esses empreendedores?

Valores
Tudo passa, menos nossos valores.

Geração de valor
Acredito que vocês são melhores do que os do passado. Com a instrução e o conhecimento que tem, podem mudar o mundo.



Mais Palestras
 
Ana Flávia, do site Alphamães, mostra a Escola Internacional de um jeito que você nunca viu! Clique aqui e veja o vídeo.
Lista de Materiais 2017
Estúdio Escola Internacional
Atividades de Extensão
Vídeos               > Ver todos os vídeos
Mural

Matrículas

Informações no Setor de Atendimento

Conheça a Escola Internacional

Agende um visita pelo telefone
11 41346686

Calendário
Julho/2017
30/7/2017
Férias Escolares (30/6 a 29/7)

31/7/2017
Início das aulas - 2º Semestre - Kids 2 a High-School 3

Mais Calendário

Restaurante
Artigos
ESCOLA INTERNACIONAL DE ALPHAVILLE
Av. Copacabana, 624 - Cond. Empresarial 18 do Forte - Alphaville - Barueri - SP | Tel: (11) 4134 6686
Política de Privacidade . Todos os direitos reservados